Projetos e Técnicas Carreira Soft Skills Frameworks MICRO Learning
Quiz e Testes Guias, Ebooks, e Resumos Podcast DT 2.0

4 Motivos para você escolher o quanto antes sua área de atuação

Por: Lucas Rana

04 de Agosto de 2017, às 03:39

Carreira

4 Motivos para você escolher o quanto antes sua área de atuação

Se você está com dificuldade de encontrar a área que combina com seu perfil, ou ainda não tem certeza - fique preocupado! (Mas relaxe porque daremos uma solução).

Muitas pessoas me perguntam: "Rana, como eu vou saber qual área tem a ver comigo? "Ou então: "Rana, não faça menor ideia de como funcionam as áreas, como vou decidir?" ou  a pior de todas "Pra que eu preciso decidir minha área? o RH vai me direcionar para a que eles acherem mais adequado pra mim, não é assim?".

Antes de começarmos a conversa sobre esse assunto você precisa entender o que são essas "áreas". Estou falando de áreas das empresas, como: Supply Chain, Suprimentos, Engenharia, Eng. de Processos, Logística, Financeiro, Comercial, TI, PMO, entre outras.
Não é porque você fez Engenharia Elétrica que você vai trabalhar no setor "Engenharia Elétrica", afinal, ela nem existe (eu nunca vi pelo menos rs). Você como um Engenheiro Eletricista vai trabalhar no P&D, na Engenharia, na Eng. de Desenvolvimento de Produto, ou qualquer outra área. OK, mas e daí? As perguntas que me fazem (que acabei de falar ali em cima) eu respondo da seguinte forma:

VOCÊ PRECISA SABER QUAL ÁREA QUER ATUAR!!! 

E sabe porque? Vou te dar 4 motivos:

1- Como já dizia Alice no país das Maravilhas: "Quem não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve". Você realmente gostaria que alguém decidisse qual área você vai iniciar sua carreira? Imagina a seguinte situação: Você presta um processo seletivo de estágio, e te direcionam para uma área X, você até que 'gosta' da área, mas se pudesse trocaria. Logo depois, vai prestar um trainee, e eles concluem assim: "nossa, ele(a) tem experiência nessa área, que legal! Vamos direcioná-lo para essa área". Ou seja, se você será "marcado" pela área que iniciar. Obviamente não é algo eterno e irreversível, mas se você puder ACERTAR logo de primeira sua carreira agradece.

2- Se especializar na área que você já sabe que é sua praia. Você não precisa ser FODA, mas seja pelo menos FODINHA ;) Então, decidindo a sua área de atuação, você pode começar a estudar, e se programar para estar mais preparado quando chegar os processos seletivos e não passar vergonha. O quanto antes você se antecipar, mas chances você tem de no término da faculdade ser, pelo menos, um belo "protótipo de  especialista" na área.

3- Quem é dicidido tem mais chances. De maneira simples e direta: Entre uma pessoa que DECIDIU pela área financeira e outra que "toparia" trabalhar nessa área, qual das duas um gestor da área financeira escolheria? A resposta você já sabe.

4- Se você não pensar antes, você vai ter que escolher "qualquer uma". Muitas empresas pedem para você escolher as áreas de interesse, e se você não pensou antes qual área você quer, você terá que escolher qualquer uma (ou pensar por poucos dias ou minutos qual opção colocar no site da empresa). Você não quer que isso aconteça, não é?

Após esse momento de reflexão, acho que você já está convencido(a) que precisa saber qual área atuar. Mas ai vem a pergunta: Como eu vou descobrir?

Bom, eu não te prometi no começo que ia te dar a solução? Então vou te dar algumas dicas:

1. Faça o Quiz de Carreira. Nós preparamos uma excelente ferramenta para checar sua afinidade com as áreas. Então eu recomendo fortemente que você faça o quiz.  
>>Acesse aqui: QUIZ DE CARREIRA

2. Conversar com pessoas de diversas áreas. Se você não tem contato com ninguém aproveite para começar a fazer seu networking. Como? Faça uma conta no linkedin e busque pessoas pela área de atuação. Passo-a-passo: Vá na busca e coloque: supply chain. Você encontrará pessoas que trabalham nessa área. Adicione pessoas de diferentes cargos, por exemplo, analistas, engenheiros, coordenadores, gerentes e diretores. Depois do convite ser aceito (algumas pessoas podem não aceitar por não te conhecer) envie uma mensagem do tipo: "olá, meu nome é X, faço faculdade de Y, e gostaria de saber como é trabalhar na área Z, você poderia me contar um pouco de como é?". Faça isso muitas vezes! Algumas pessoas com certeza irão te responder.

3. Visita técnica nas empresas. Aproveite as visitas técnicas que a faculdade te oferece para conhecer também ás áreas, não só o processo produtivo.

4. Trabalhar em startups e empresas pequenas pode te ajudar a ter uma visão macro das áreas.

5. Participar de entidades como empresa júnior, projeto social, e centro acadêmico pode te ajudar a ter visão macro. 

Eu garanto para você uma coisa: Se você seguir essas dicas e mesmo assim não descobrir qual área quer atuar, eu mudo meu nome :P

Espero ter ajudado vocês! Essa etapa de "escolha de área de atuação" é bem complicada, e eu fala com legitimidade que escolher cedo (mais cedo possível) lhe trará muitos benefícios no contexto profissional.

Abraços! #hardwork galera!

ps: Não deixe de fazer o QUIZ

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por email e seja um Profissional Qualificado pela Dinâmica Treinamentos!

O blog da Equipe Dinâmica Treinamentos tem ajudado centenas de universitários a atingirem seus melhores objetivos. Nós queremos ajudar você também.