Projetos e Técnicas Carreira Soft Skills Frameworks MICRO Learning
Quiz e Testes Guias, Ebooks, e Resumos Podcast DT 2.0

Soft Skills X Hard Skills

Por: Priscila D'Avillar

08 de Agosto de 2017, às 05:59

Carreira

Soft Skills X Hard Skills

 O que são? Para que servem? Como adquiri-las? Vem cá que a gente te explica.

 

    Soft skills e hard skills são os conjuntos de habilidades “pesadas” e “leves” que um profissional tem. As Hard Skills são as habilidades técnicas que são ensinadas na sala de aula e em cursos, por exemplo, podendo ser facilmente medidas e avaliadas em candidatos numa entrevista de emprego. Elas são importantes para qualificar tecnicamente um profissional e são especialmente importantes em campos como a engenharia, a tecnologia, a medicina ou o direito.

     As hard skills aparecem frequentemente em anúncios de emprego para especificar as habilidades que a vaga demanda que o profissional tenha para ser capaz de efetuar seu trabalho. O candidato possui essas competências ou não. É uma avaliação objetiva e simples de ser feita pelos recrutadores.

O que pode ser considerado uma hard skill? Vamos aos exemplos:

 Domínios, certificações e proficiências: 

*Domínio do pacote Office (Excel, Word, Power Point)
*Domínio de programas como Photoshop, Minitab, AutoCAD, etc.
*Certificação SAP, TOTVS, e outros ERPs
*Certificação de Formação Green Belt, Black Belt, etc.
*Certificações em Gerenciamento de Projetos (PMP®, CAPM®, PSM®, etc)
*Domínio em programação (C++, Java, HTML, CSS, etc.)
*Domínio em contabilidade
*Domínio em estatística
*Domínio de Técnicas de Vendas
*Domínio de Ferramentas de Marketing (SEO, FacebookAds, GoogleAds,etc.)
*Proficiência em algum idioma além do português
*Inglês comercial
*Domínio em operação de máquinas (Empilhadeira, Guindastes, etc.)

      Quanto a esses tipos de habilidades, podemos e devemos buscar treinamentos e fontes de conhecimento para termos uma boa quantidade de competências técnicas e uma bagagem profissional competitiva. A parte boa é que para desenvolver nossas Hard Skills, dependemos apenas da nossa dedicação e esforço para buscar qualificação. São as primeiras coisas a serem avaliadas em um candidato a uma vaga de estágio, por exemplo, mas além delas existem outras habilidades igualmente importantes a serem avaliadas. São habilidades que fazem referência às capacidades muito mais subjetivas, portanto bem mais difíceis de serem avaliadas e mensuradas. São essas as conhecidas Soft Skills que também são conhecidas como “people skills” (habilidades humanas) ou “interpersonal skills” (habilidades interpessoais).

     As soft skills são as competências sociais e comportamentais do profissional. Estão associadas às suas habilidades emocionais e habilidades de comunicação e interação dentro do trabalho. Elas são o conjunto de skills que permitem uma melhor integração do profissional com o ambiente de trabalho. Isso significa que o profissional que tem o jogo de cintura para saber a maneira correta de interagir com as pessoas e de construir sólidos e produtivos relacionamentos profissionais tem as soft skills desejadas num ambiente de trabalho. Elas são importantes para nos auxiliar na adaptação às circunstâncias e no desenvolvimento de soluções satisfatórias e criativas para os problemas.

    É comum dizer que as hard skills levam um candidato a uma entrevista, mas que são as soft skills que o levam a conquistar um emprego. Pessoas com soft skills desenvolvidas significam vantagens estratégicas para o mercado de trabalho.  Estas habilidades muitas vezes são inatas, como a criatividade e uma boa oratória. Mas a boa notícia é: elas podem ser treinadas e melhoradas durante sua vida através da busca pelo autoconhecimento, através de treinamentos de aperfeiçoamento pessoal, de reflexões e até de situações ruins que passamos e que nos ensinam a melhorar nosso modo de ser e de interagir com o mundo.

    É importante lembrar que essas skills não se tratam apenas de comportamento. Comportamento é uma ação voluntária, que pode ser manipulada ou escondida durante algum tempo. As soft skills são aptidões em aberto, que moldam características inerentes do nosso ser.

 O que pode ser considerado uma soft skill? Podemos dividir em categorias alguns exemplos:

 Aptidões e comportamentos

*Facilidade em se comunicar 
*Bom relacionamento com pessoas
*Boa oratória
*Otimismo e entusiasmo
*Criatividade
*Flexibilidade
*Espontaneidade
*Organização
*Resiliência

 Atitudes e ações

*Ter noção de gestão em geral (gestão do tempo, gestão de pessoas, por exemplo)
*Ter jogo de cintura
*Saber trabalhar em equipe
*Saber aproveitar as oportunidades
*Buscar conhecimento evolução

 E, pra finalizar, exemplos de atitudes importantes que, de acordo com um relatório sobre esse assunto do Fórum Econômico Mundial, todo profissional deve buscar ter até 2020:

*Capacidade de resolver problemas
*Capacidade de negociação
*Pensamento crítico
*Flexibilidade cognitiva
*Saber tomar decisões
*Inteligência emocional
> FONTE: "10 Exemplos de soft skills importantes para o futuro" (2016) de João Paulo Moura PREGO EMPRESAS

 Bom, e o que podemos tirar disso tudo?

      Na prática, ambas as skills são fundamentais. Enquanto as hard skills equivalem às capacidades técnicas reguladas pela parte esquerda do cérebro, a parte da lógica, as soft skills correspondem às capacidades emocionais e mentais desenvolvidas pelo lado direito, o lado "não exato" do cérebro. E, sendo assim, um profissional realmente bom consegue reunir o maior leque de soft e hard skills, conciliando-as de forma equilibrada. Ou seja, as hard e as soft skills se complementam. Nenhuma é mais necessária que a outra. Mas, de fato, a relevância de cada uma depende estritamente do âmbito em questão. Por exemplo, um programador, ao concorrer a uma vaga de emprego, é avaliado pelos seus conhecimentos técnicos e específicos sobre programação. Porém, se ele tiver algumas soft skills minimamente desenvolvidas (como trabalhar bem em equipe e facilidade em se comunicar), ele vai ter maior desenvoltura em suas relações profissionais e se sairá melhor do que se não tivesse desenvolvido essas competências. Todos nós já temos algumas habilidades já desenvolvidas e outras, nem tanto, prontas para florescerem.

 E aí, qual vai ser a skill que você vai melhorar hoje?

 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por email e seja um Profissional Qualificado pela Dinâmica Treinamentos!

O blog da Equipe Dinâmica Treinamentos tem ajudado centenas de universitários a atingirem seus melhores objetivos. Nós queremos ajudar você também.