Projetos e Técnicas Carreira Soft Skills Frameworks MICRO Learning
Quiz e Testes Guias, Ebooks, e Resumos Podcast DT 2.0

Por que os Belts passam nos Processos Seletivos?

Por: Lucas Rana

04 de Agosto de 2017, às 04:09

Projetos e Técnicas

POR QUE OS GREEN E BLACK BELTS PASSAM NOS PROCESSOS SELETIVOS?

O QUE É LEAN SIX SIGMA E O QUE ELE É CAPAZ?

Muito se fala sobre Lean Six Sigma, mas pouco sabem realmente para que ele serve e de onde ele veio. Então pensando nisso nós escrevemos para vocês de maneira bem simples os principais tópicos relacionados ao Lean Six Sigma (LSS).

 Veja o vídeo e entende melhor sobre o Lean Six Sigma:

O que é o Lean Six Sigma?

O Lean Six Sigma é a união de duas metodologias: o Lean e o Six Sigma. O Lean ou Lean Manufacturing foi criado na Toyota onde sua base é o chamado TPS (Toyota Production System), e o seu foco é a redução de etapas do processo tirando tudo que não agrega valor para o cliente e eliminando os desperdícios. Já o Six Sigma teve sua origem na Motorola, mas foi na GE (General Eletrics) onde cresceu e se tornou uma metodologia muito conhecida mundialmente; seu foco é redução de variabilidade do processo e controle estatístico.

 Quem são os especialistas na metodologia Lean Six Sigma?

Esta metodologia cresceu e um dos métodos de se medir o conhecimento foi por meio de “faixas”, os chamados BELTS. Os belts são divididos da seguinte forma: White/Yellow Belt, Green BeltBlack Belt, e o Master Black Belt.

White/Yellow belt: Treinamento 24horas. Nível básico. Projetos Simples (baixa complexidade)

Green Belt: Treinamento de 80horas. Nível Intermediário. Projetos de baixa e média complexidade.

Black Belt: Treinamento de 120~160h. Nível Avançado. Projetos de baixa, média e alta complexidade.

Master Black Belt: 10projetos + 80h treinamento. Nível Master Avançado. Orienta e treina os outros belts. Atua com projetos de alto impacto financeiro.

Por que as empresas querem estes profissionais?

As empresas buscam lucro, e as forma de se atingir isto são: aumentando vendas ou reduzindo custo. Se o profissional não atua na área de vendas(comercial) e provavelmente terá que ter um pensamento voltado para redução de custo, e os BELTS são especialista nisto.

Este é um dos grande motivos para as empresas treinarem seus funcionários na metodologia LSS e também contratarem profissionais que já são BELTS; por que os belts geram retorno financeiro e impactam positivamente os locais onde trabalham.

Cerca de 81% das empresas indicam que ser Green Belt é um diferencial e 96% citam que ser um Black Belt é um diferencial nos processos seletivos (Pesquisa: Sistema FIRJAN/Cia de Talentos).

Como posso me tornar um GREEN BELT / BLACK BELT?

Existem empresa que trabalham na capacitação de profissionais nesta metodologia, e um ponto importante é se atentar aos diferenciais que estas empresas entregam.

Pontos importantes na escolha de um treinamento:

- Somente Master Black Belt (MBB) pode dar o treinamento
-Recomendado MBB formados fora do país, pois a exigência e experiência sempre são maiores dos MBB formados no Brasil.
-Conteúdo do curso deve ser baseado nos padrões da ASQ.
-Treinamento de Green Belt deve ter no mínimo 80h e Black Belt 120h.
-Certificado Autorizado pelo MEC é um diferencial
-Acompanhamento de Projetos (Coaching pós curso) é um grande diferencial, pois a maioria das empresas cobram este serviço separadamente
-Utilização do Minitab de maneira Avançada, este é um diferencial.
-Validação de especialista (certificado pós projeto) inclusa no preço do curso, isto é um diferencial, várias empresas cobram taxas separadamente.

Veja Alguns Cases de Sucesso de Nossos Belts:

   

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por email e seja um Profissional Qualificado pela Dinâmica Treinamentos!

O blog da Equipe Dinâmica Treinamentos tem ajudado centenas de universitários a atingirem seus melhores objetivos. Nós queremos ajudar você também.