Projetos e Técnicas Carreira Soft Skills Frameworks MICRO Learning
Quiz e Testes Guias, Ebooks, e Resumos Podcast DT 2.0

Sobre PROJETOS: o que é considerado um Projeto Complexo?

Por: Priscila D'Avillar

06 de Março de 2018, às 14:32

MICRO Learning

O que diferencia um Projeto Complexo dentre os projetos em geral?

Entenda em 3 parágrafos sobre complexidade em projetos e como acontece esse tipo de gestão.

 

O QUE É:

É considerado complexo o projeto que envolve várias organizações e empresas em sua realização, integrando diferentes áreas do conhecimento e demandando uma efetiva gestão de riscos no processo. Os projetos complexos são influenciados por interesses de diferentes stakeholders, além de integrar diversos elementos que podem ser não somente o número de pessoas ou equipes evolvidas, mas também a interdependência em relação a outros projetos dentro ou fora da organização. 

gerenciamento-de-projetos



Como acontece o gerenciamento de projetos em geral:
integração entre áreas de conhecimento segundo o
PMBOK - Guia do Conhecimento
em Gerenciamento de Projetos


 

PRA QUE SERVE:

A definição da complexidade de um projeto auxilia os envolvidos a saberem melhor como agir diante às circunstâncias, já que em um projeto complexo, o trabalho fica mais complicado, demorado e demanda habilidades e conhecimentos mais avançados dos gestores e das equipes envolvidas. Por isso, é fundamental saber o que influencia na complexidade de um projeto, assim se sabe quais frameworks devem ser usados para que as dificuldades sejam contornadas.

Os projetos complexos lidam com um alto grau de incertezas já que estão sujeitos a sofrerem influências pelas mudanças de dentro e de fora da organização, como ações inesperadas por parte de um dos stakeholders ou como variações no mercado, por exemplo. A determinação da complexidade do projeto prepara a equipe para o trabalho e aponta como serão feitas as análises e a gestão do projeto. 

gerenciamento-de-projeto-complexo

 

POR QUE É LEGAL SABER DISSO:

Quando entendemos um sistema como a soma de diferentes partes que produzem melhores resultados juntas do que separadas, fica mais fácil de compreender que quanto mais elementos envolvidos em um projeto, mais complexa é a sua execução e mais completo e fértil é seu resultado. Ao lidar com gerenciamento de projetos, é preciso saber identificar os diversos tipos de situações a resolver e essa habilidade se aprimora com a experiência do profissional ao longo do tempo.

OBS:  Em um projeto complexo, é necessária a gestão eficaz de cada área de conhecimento integrada no projeto, como a gestão da comunicação, a gestão de riscos, gestão de aquisições, etc.

 

⇒ Quer ser FERA EM PROJETOS? 
cta-curso-green-belt

 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses?

Cadastre-se para receber os nosso conteúdos por email e seja um Profissional Qualificado pela Dinâmica Treinamentos!

O blog da Equipe Dinâmica Treinamentos tem ajudado centenas de universitários a atingirem seus melhores objetivos. Nós queremos ajudar você também.