5 DICAS SIMPLES PARA MELHORAR SUA REDE DE CONTATOS E SUA INTERAÇÃO COM ELA

em: 03/02/2020

Saber fazer um bom Networking é um grande diferencial entre quem entra em uma empresa e/ou quem cresce dentro dela. E ainda assim, poucas pessoas sabem realmente como aproveitá-lo da melhor forma possível.

O termo networking veio do inglês e, de maneira simplificada, trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.

Ser uma pessoa bem conectada abre diversas portas em todos os ambientes e dá uma vantagem, muitas vezes, desleal sobre seus concorrentes.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas importantes e supersimples que te ajudarão a fazer, manter e ampliar uma boa rede de contatos.

1. FAÇA COM QUE AS PESSOAS TE CONHEÇAM E SAIBAM O QUE VOCÊ FAZ

Parece trivial, mas nem todo mundo coloca em prática. Se introduzir no meio e ser conhecido é uma das etapas do sucesso. Permita que as outras pessoas saibam quem você é e, sobretudo, o que você faz.

Existem ferramentas que podem ser muito úteis na sua carreira, como Linkedin e Instagram. Hoje, inúmeras pessoas aproveitam dessas redes para produzir conteúdo relevante e atingir um público alvo – com sucesso.

Mais importante do que um networking massivo, faça um networking de qualidade. Dedique tempo para construir relacionamentos, porque ninguém vai comprar um projeto baseado em um cartão que pegou no evento.”

2. CRIE CONEXÕES REAIS

Ninguém gosta de uma conexão unilateral e sem troca. Nunca foque a conversa sempre para o seu lado, a sua vida e o seu negócio. Esteja interessado no próximo, dê antes de pedir, as pessoas se sentirão muito mais confortáveis em retribuir.

A dica de ouro é: antes de falar de si mesmo, faça perguntas para entender como as pessoas estão e o que gostam de fazer, faça com que as pessoas sintam que você está realmente interessado na história delas. Seja genuíno e faça sem interesses.

Em geral, as pessoas são muito mais propícias a fecharem negócios quando se tem confiança. Portanto, conexões pessoais tornam-se potenciais acordos profissionais com o tempo.

3. SEJA VOCÊ MESMO, NÃO TENTE APENAS SE VENDER

Crie as conexões apenas pelas conexões. Seja você mesmo, mostre o que você tem para compartilhar sem forçar nada, quando for falar sobre seus negócios fale de um jeito casual, com o intuito de compartilhar e gerar conhecimento, não apenas de vender.

Quando você demonstra o seu valor de maneira genuína as pessoas ficam curiosas pelo que você tem para compartilhar, e é aí que você brilha.

As pessoas são espertas o suficiente para identificarem pessoas falsas e que só querem a amizade por interesse.

Então, substitua aquele mindset de “preciso vender meu produto / conseguir contato com tal pessoa” pelo de “Vou tentar fazer um amigo, ser eu mesmo”, o que vier é lucro, certo?

4. DESCUBRA DE QUE FORMA VOCÊ PODE AJUDAR ESSE NOVO CONTATO

É essencial que você entenda que o objetivo central ao fazer networking é conhecer novas pessoas, não necessariamente apenas com o intuito de tirar algum proveito disso.

A abordagem “Como posso ajudar” é muito mais interessante e tem muito mais efeito do que a “O que você tem para me oferecer”.

Entenda que os frutos de um bom networking vêm depois da conexão, pensar nos frutos enquanto você está plantando a sua semente pode acabar com tudo.

Então, foque em entregar e você receberá muito mais.

5. ACIMA DE TUDO, LEVE AMIGOS PARA A VIDA

Não é apenas sobre conectar pessoas a você, mas também se trata de conectar pessoas com outras pessoas.

Essa tática é muito inteligente porque gera o efeito de gratidão, e sempre que as pessoas que você tiver apresentado estiverem juntas elas vão lembrar que foi você quem as apresentou.

Não custa nada indicar o trabalho de um amigo, assim você ganha autoridade, simplesmente por conectar pessoas com interesses em comum.

Mesmo que, aparentemente, você não ganhe nada, você acabou de poupar o tempo de alguém, resolvendo um problema que ele tinha e ainda ajudou o um amigo a conseguir um trabalho.

Não dá pra prever quando vamos precisar de alguém, então é melhor ter pessoas que te ajudariam no máximo de lugares possíveis.

Mas muitíssimo cuidado com isso! Você é sempre responsável por quem você introduz ao grupo, então se essa pessoa fizer algo errado o primeiro nome a ser lembrado será o seu. Conecte apenas pessoas de sua confiança.

Networking não é apenas sobre conectar pessoas. É sobre conectar pessoas a pessoas, pessoas a ideias e pessoas a oportunidades.


Veja também

5 DICAS SIMPLES PARA MELHORAR SUA REDE DE CONTATOS E SUA INTERAÇÃO COM ELA

Leia mais

Dinâmica Treinamentos agora é dnc.group. Mas por que estamos mudando?

Leia mais

Como fazer um vídeo de apresentação (pitch) para processos seletivos!

Leia mais

Com essas mudanças no seu Currículo suas chances em Processos Seletivos vão triplicar

Leia mais

12 Dicas para Aumentar sua Produtividade

Leia mais

Obrigado(a) pela visita! Contribua com este post deixando um comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Entre em contato para mais dúvidas

Ou tire suas dúvidas pelo chat

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.

phoneicon

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL!

CADASTRE-SE E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO TODAS AS NOVIDADES

Float Plp
separator

Copyright© 2013-2019 Blog Dinâmica Treinamentos. Todos os direitos reservados.

Feito com ♥ pelo Time Dinâmica Treinamentos.