mercado de trabalho

A mudança dentro das organizações está bem próxima, e as áreas dentro das empresas, mais enxutas. O funcionário é tratado como colaborador e é facilmente substituído por outro profissional ativo do mercado de trabalho se não atender as necessidades da empresa.

Empresas grandes como Johnson e Johnson, Embraer e Avibras, são desejadas pelos profissionais que estão entrando no mercado de trabalho agora, porém por não conhecerem direito a empresa acabam optando por alguma que talvez não seja o que buscam. É importante conhecer o modo com que é organizado sua forma de trabalho, a hierarquia e como ela funciona, a grande vantagem é o aprendizado.

As startups por exemplo, tem uma maneira de trabalhar totalmente diferente de empresas comuns, usam métodos de trabalho mais independentes, que faz com que os colaboradores se sintam à vontade onde estão. Ser uma Startup é diferente de ter um clima de startup, ser uma startup é dar a liberdade de ideias para as equipes, a liberdade para trabalhar sem pressão, e garantir a qualidade da entrega com rapidez.

Algumas dicas são extremamente importantes na hora de entrar definitivamente no mercado:
  • Procure saber o que realmente você quer, que tipo de empresa você quer ter uma carreira.
  • Faça uma mentoria, ela dará um direcionamento para você saber exatamente que caminhos percorrer.
  • Trace objetivos.
  • Conheça as áreas onde quer atuar, se especialize em algo que goste e vá afunilando.
  • Não existe modelo hierárquico certo, existe o modelo que você se sinta confortável, portanto, escolha trabalhar onde você realmente goste.
  • Vista a camisa, e ame fazer o que você faz!

Em uma startup, você entra ganhando um valor razoável e cresce rapidamente dentro da empresa, já que o principal foco é o crescimento da equipe. Nela a hierarquia é horizontal, ou seja, estão todos no mesmo nível, desempenham funções e crescem com elas a cada dia.

Em uma empresa comum, a hierarquia é vertical, cada um com seu papel e os que estão no topo dão a palavra final. O foco ali é produzir, e dependendo da empresa você pode se destacar chegando também ao topo da hierarquia.

O crescimento exponencial das empresas, o clima organizacional e o modelo de gerenciamento, mudou completamente o cenário de empresa “perfeita” que é almejado pelos que estão entrando hoje no mercado de trabalho. Uma empresa que escuta seu colaborador e mantém com ele uma relação de troca, consegue cativá-lo, e fazê-lo crescer amando o que faz.

Ao conquistar sua vaga, é importante que você se faça duas perguntas:

Uma máquina pode me substituir nesta tarefa?

Como posso fazer para não perder meu espaço com o tempo?
mercado de trabalho

A partir destas respostas, você pode definir qual será sua trajetória de especializações, o que aprender e estudar, para compreender as necessidades futuras que a empresa pode ter. Não existe uma forma correta de entrar no mercado, mas sabemos que os caminhos são tecnicamente simples, que é o estudo e a força de vontade.

Mas antes de tudo, saiba onde quer chegar, saiba para onde quer ir e tenha um objetivo. Não adianta querer saber de tudo e ao mesmo tempo não aprender nada, afunile! Há áreas que nunca as máquinas irão substituir, portanto, foque na melhora, foque no seu futuro e aproveite nossas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *