feedback

Há diversas situações no ambiente corporativo onde ficamos sujeitos a levar algum feedback, com algumas advertências ou elogios, por erros ou acertos, prazos não cumpridos ou falta de produtividade. Pois é, tem dia que não estamos muito bem, e acabamos descontando isso no trabalho.

Evitar discutir com seu chefe ou coordenador é essencial, uma simples conversa pode mudar muitas situações. Converse com seu chefe exponha o que está passando, deixe que também ele possa dizer o que você pode melhorar.

Uma forma de muito usada na metodologia Scrum, é a 1×1 mais conhecida como one-on-one, onde uma vez por semana o gestor se reúne com seu liderado para expor os pontos positivos e negativos, assim como o liderado, que pode falar abertamente com seu gestor o que pode melhorar e como podem ter uma boa relação.

feedback
Algumas dicas de feedback servem para gestores, subordinados, colaboradores, líderes, chefes e coordenadores:
  • Não é legal chamar a atenção de um colaborador na frente de outros, ou tratar de forma agressiva, chame-o para uma reunião sem muito alarme da situação.
  • Não discuta com seu chefe, controle suas emoções e nervosismo. Fazer as coisas de cabeça quente não é uma boa ideia.
  • Não chore na frente dele. Muitas vezes é incontrolável chorar diante de tal situação, porém é preciso evitar. Lembre-se, você não pode ficar onde não se sente bem.
  • Procure soluções para o problema que ocasionou tal discussão ou erro. Dialogar é a melhor opção, espere a poeira baixar e converse.
  • Não leve para o lado pessoal, se tiveram alguma discussão, independente de estar errado ou não é importante pedir desculpas.
  • Seja humilde, reconheça seu erro
  • Se o erro não for seu, procure não ficar acusando ou supondo que alguém é culpado.
  • Faça do problema a sua força, você pode resolver? Então não meça esforços.

Uma alternativa das empresas para ajudar seus colaboradores hoje, é ter um psicólogo dentro da empresa disponível, onde o funcionário pode conversar e desabafar problemas, tanto pessoais quanto profissionais. Este tipo de atitude por parte da empresa faz com que o funcionário se sinta mais seguro e bem em trabalhar. Muitas pessoas afetam sua produtividade no trabalho por pensarem muito em problemas pessoais.

Se não está conseguindo passar por tal situação, converse com seu líder e peça um dia de folga para resolver os problemas ou simplesmente descansar a mente, as empresas presam pela saúde mental e emocional do colaborador. Peça feedback para seu gestor, para que ele fale sobre seu desempenho e/ou te tranquilize sobre as situações que estão acontecendo.

Cuide da sua saúde em todos os âmbitos, se achar que não consegue trabalhar com certas pessoas, e que não já se sente bem dentro da empresa, não tenha medo de trocar de emprego, ou até mesmo de área. Mantenha sua saúde sempre em primeiro lugar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *