POR QUE AS EMPRESAS QUEREM SER MAIS ÁGEIS?

em: 12/11/2019

Hoje em dia, o profissional mais desejado para as empresas não é aquele que trabalha muito, mas o que trabalha de forma mais ágil e produtiva.

No século passado, as grandes indústrias estruturaram seus processos seguindo diretrizes mais burocráticas, onde o registro da informação foi importante para criar desenvolviam projetos complexos. Porém, as mudanças trazidas pelas tecnologias exponenciais estão reformulando a maneira como empresas atuam nos mais diferentes segmentos, dando maior prioridade a processos mais disruptivos, ágeis, mais produtivos e o profissional cobiçado deve estar preparado para uma nova maneira de trabalho.

Aqui estão alguns motivos que contribuíram para essas mudanças:

1 – Aumentar taxa de sucesso em grandes projetos

O método cascata, descrito pelas diretrizes do PMBOK, foi o que impulsionou o desenvolvimento da maioria dos produtos por grandes corporações até a década de 90, sustentado em 3 pilares: cronograma, orçamento e escopo. No início dos anos 2000, as metodologias ágeis de projeto nascem a partir de um grande problema com relação a essas metodologias “pesadas”: gastos desnecessários por mudanças no escopo do projeto; o não cumprimento do cronograma devido a complexidade do escopo estabelecido e, muitas vezes, o cancelamento de diversos projetos por estourar o budget acordado. Ferramentas e frameworks como o Kanban e o Scrum vieram para trazer projetos com uma maior flexibilidade

2 – Diminuir tempo de reuniões desnecessárias

Há estudos que afirmam que mais de 50% da carga de trabalho semanal de um funcionário é gasto em reuniões, sem necessariamente serem reuniões necessárias e produtivas. Com uma cobrança cada vez maior para aumentar o foco dos seus colaboradores e estimular a tomada de decisão rápida, as empresas estão começando a adotar a prática do “Daily Meeting”, estabelecida no framework de Scrum, na qual todos os integrantes de uma equipe tem 15 minutos para dar o status de suas atividades durante todos os dias da semana. Assim, você estimula a transparência de informações entre a sua equipe, evita que um impedimento bloqueie o desenvolvimento do seu projeto e aumenta o foco do seu time nas tarefas que tem o maior impacto para os resultados.

3 – Ter um feedback mais rápido do cliente e do mercado

Um dos principais motivos de grandes projetos não darem certo é não ter o fit com o mercado esperado, principalmente quando falamos de desenvolvimento de um novo produto ou atacar um novo segmento. Com as novas metodologias avançando, o olhar do cliente e as necessidades dele têm um papel mais fundamental durante o todo o projeto. Muitas vezes, o cliente participa da etapa de testes do produto. Uma das maneiras encontradas para trazer a visão do cliente para dentro dos processos da empresa é o cargo de Product Owner, estabelecido pelo framework ágil, que desempenha o papel de trazer as necessidades do cliente para otimizar o valor do trabalho operacional dentro das áreas.

4 – Criar um ambiente de trabalho mais adaptativo e colaborativo

Talvez um dos itens mais complexos para ser implementado dentro das empresas, é criar um ambiente de trabalho mais horizontalizado e com distribuição mais igualitária de tasks entre os integrantes, sem a antiga noção de um “gerente de projetos”, e estimulando a geração de times auto gerenciáveis e auto organizados. Muitas vezes, por um histórico de hierarquia muito forte, nem sempre essa ideia é aplicada com sucesso. Porém, tornando alguns processos mais ágeis, o senso de responsabilidade dentro de um time aumenta a performance e traz melhores resultados, em um tempo menor.

Entendeu porque as empresas estão querendo ser cada vez mais ágeis? Trabalhar de forma produtiva é uma das maiores formas de fazer as empresas repararem mais em você. Caso queira saber mais sobre isso, procure saber mais sobre o Framework Scrum, temos bastante materiais bons sobre ele! E fique de olho em nossas redes-sociais, sempre lançamos materiais que falam sobre como ser produtivo, principalmente nesta semana que estamos fazendo um especial com apenas conteúdos sobre isso!   


Veja também

5 DICAS SIMPLES PARA MELHORAR SUA REDE DE CONTATOS E SUA INTERAÇÃO COM ELA

Leia mais

Dinâmica Treinamentos agora é dnc.group. Mas por que estamos mudando?

Leia mais

Como fazer um vídeo de apresentação (pitch) para processos seletivos!

Leia mais

Com essas mudanças no seu Currículo suas chances em Processos Seletivos vão triplicar

Leia mais

12 Dicas para Aumentar sua Produtividade

Leia mais

Obrigado(a) pela visita! Contribua com este post deixando um comentário:

Os comentários estão desativados.

Fale conosco

Entre em contato para mais dúvidas

Ou tire suas dúvidas pelo chat

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.

phoneicon

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL!

CADASTRE-SE E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO TODAS AS NOVIDADES

Float Plp
separator

Copyright© 2013-2019 Blog Dinâmica Treinamentos. Todos os direitos reservados.

Feito com ♥ pelo Time Dinâmica Treinamentos.