Ciclo do design for six sigma

O significado de DFSS é Design for Six Sigma e trata-se de uma metodologia que tem como objetivo a compreensão exata de todas as fases de um projeto, evitando que haja necessidade de um retrabalho, para que não se perca tempo com futuras correções.

As definições de como será feito as etapas de cada projeto, sempre é definido de acordo com o tipo de empresa que está adotando essa metodologia. Assim, alinhada aos projetos, a DFSS traz ferramentas onde o objetivo é agregar valor ao produto através de inovações e bem estar do cliente.

Ao contrário da metodologia DMAIC, as etapas do DFSS não são definidas, já que cada empresa possui seus objetivos, então elas definirão de forma diferente cada uma. A diferença entre DMAIC e DFSS, é que no DMAIC concentra-se em promover melhorias no que já existe, já no DFSS o objetivo é projetar um novo produto ou serviço que seja 100% perfeito e evitar que ele promova um problema.

O Desing for Six Sigma é usado para a inovação de um produto ou serviço, para redesenhá-lo desde o início fazendo com que seja o mais perfeito possível. O nível de Sigma do processo esperado para um produto ou serviço DFSS é pelo menos 4,5, não mais do que aproximadamente 1 defeito por mil oportunidades, assim produzindo em níveis baixos de defeito, quer dizer que as necessidades do cliente foram compreendidas.

A metodologia que se usa em DFSS é chamada de DMADV e são definidas como: Definir, Medir, Analisar, Projetar e Verificar. Os benefícios são medidos a longo prazo, e o processo engloba, design, pesquisa e marketing.

É importante estar ciente de que se o produto não oferecer o que o cliente busca, e não estar alinhado com tempo e recursos que o produto precisa para entrar no mercado, a chance de fracasso de vendas e decepção dos clientes é grande.

Quando devemos implantar o método?

O DFSS é implementado quando se pretende projetar um novo produto ou serviço, quando o atual não dá pra ser melhorado e não atende às expectativas do cliente. Por isso, o DFSS é usado como prevenção de problemas de qualidade e fornecer alto nível de qualidade, já de primeira, ao lançamento dele.

Assim, é preciso considerar antes de implementar o método:

  • Que ocorrerá uma mudança exponencial
  • Que serão NOVOS PRODUTOS/PROCESSOS/SERVIÇOS
  • Que ocorrerá uma grande introdução de novas tecnologias
  • E que os resultados serão estreitos, até que se chegue a uma conclusão final. 

A partir do momento que a empresa vê que não consegue mais renovar seus produtos ou serviços, é a hora de implementar o Design for Six Sigma, para aumentar a eficiência, inovar, conquistar clientes e ser excelência no segmento que se está inserido.

Entendeu o significado de DFSS? Gostou do assunto? Então confira esse outro artigo nosso onde citamos aplicações do Lean Six Sigma voltado à melhoria de processos e não mais na criação de produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *