Papéis coloridos escritos Kanban, agile e Scrum, e uma caneta azul ao lado.

Se você já fez uso de alguma destas metodologias, sabe que pode ser fácil confundi-las, já que o Kanban é muito usado juntamente com uma metodologia ágil como o Scrum e isso pode causar uma confusão. Para te ajudar a entender melhor, vamos explicar as principais diferenças destas duas ferramentas.

O Kanban é uma das ferramentas do Lean que tem como principal objetivo criar mais valor para o cliente sem gerar mais custos, gerenciando o fluxo de trabalho de uma forma fácil de se visualizar, maximizando a eficiência de maneira ágil.

O sistema Kanban em seu local de trabalho pode ser muito útil quando se trata de gerenciando do fluxo de trabalho, da visualização do que está sendo feito, da utilização otimizada dos recursos e da redução de desperdícios nos processos. 

Modelo de ferramenta Kanban
Modelo de ferramenta Kanban

Scrum é uma abordagem que foi desenvolvida para ser aplicada à gestão de projetos de software, e hoje é muito usada na gestão de qualquer tipo de projeto. Essa metodologia foi desenvolvida pelo americano Jeff Sutherland que, como piloto da aeronáutica na época, se inspirou no grande desafio de pousar um avião. Isso porque, de acordo com ele, pousar um avião consiste no fato de que não existe uma fórmula fixa para fazer isso.

O método Scrum se baseia em ideias simples para unir equipes para o mesmo propósito, proporcionando aos seus projetos ganhos de produtividade de até 1.200%.

Modelo de ferramenta Scrum
Modelo de ferramenta Scrum
Quais as diferenças entre Kanban e Scrum?

Essas metodologias compartilham do mesmo conceito, só que com abordagens diferentes. Isso podemos observar no fluxo do processo por exemplo, onde no Kanban se mantém contínuo e no Scrum há sprints regulares definidas, que podem ser de 1 ou 2 semanas.

Essas sprints definem se a tarefa será aprovada ou se voltará para a próxima sprint, o que difere do Kanban que fica a critério da equipe se pode ou não entregar a tarefa.

Outras características que diferem de uma metodologia para a outra, é que no Kanban não existem funções definidas, já no Scrum cada função é definida pelo Scrum Master ou pela equipe de desenvolvimento.

As mudanças no desenvolvimento da tarefa podem ocorrer a qualquer momento quando se usa a metodologia Kanban, já no Scrum as equipes evitam fazer muitas alterações para não comprometer a estimativa.

Basicamente o Kanban foca mais no acompanhamento visual dos processos, já o Scrum no gerenciamento do projeto, por esta razão é muito utilizado os dois sempre em conjunto dentro de uma organização.

Caso tenha se interessado, não deixe de conferir nossos módulos GRATUITOS do nosso curso de Scrum, e o nosso artigo sobre Kanban.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *