Green Belt

Você já deve ter ouvido falar muito, principalmente em nossas redes sociais e em nosso blog, sobre Green Belt, mas você sabe o que um profissional Green Belt é e faz?

Para entender melhor as funções deste profissional, vamos falar um pouco mais sobre Lean Manufacturing e Six Sigma, que você provavelmente já ouviu falar também. O Lean Six Sigma é a união da filosofia Lean de eliminação de desperdícios e a metodologia Six Sigma de excelência operacional.

Embora tanto o Lean quanto o Six Sigma sejam altamente utilizados nas indústrias, suas aplicações vêm ampliando cada vez mais, podendo ser aplicado em hospitais (Lean helthcare), agricultura (Lean no agronegócio), manufatura, serviços, comércio e muito mais.

Quando você estuda o Lean Six Sigma, você é capaz de desenvolver projetos e melhorias e redução de custos em qualquer área da empresa, desde produção até setores administrativos, se tornando um profissional altamente visado pelo mercado de trabalho. O profissional formado na metodologia Lean Six Sigma e que consegue executar esses projetos de ponta a ponta são chamados de Green Belts.

Quando você é bom no judô, por exemplo, você usa a faixa verde certo? E quando você é MUITO bom você usa a faixa preta. A mesma coisa funciona com os Belt’s.

Um Green Belt é conhecedor nato do LSS e dedica uma boa parte de seu tempo para elaborar projetos de sua área ou réplicas, apoiando sempre sua equipe. Já o Black Belt dedica seu tempo integralmente a projetos e expande a cultura da organização, além de ser responsável por treinar os Green e Yellow belts e dar suporte aos seus projetos.

Como membros de equipes multifuncionais, os Greens Belts lideram projetos Lean Six Sigma em suas áreas de trabalho porque são especialistas em seus processos, desenvolvem papel de agentes de transformação dentro da empresa e auxiliam os Black Belts a encontrar lacunas nos processos.

Com o objetivo de alcançar resultados significativos e na melhoria dos processos, o profissional Green Belt entende a metodologia LSS, compreende as etapas e sabe como aplicar as ferramentas. A metodologia é baseada no ciclo de projetos DMAIC: Define, Measure, Analyse, Improve e Control, ou seja, Definir o problema, Medir os processos, Analisar os dados, Melhorar os processos e finalmente Controlar o processo otimizado.

Esse profissional sabe aplicar métodos estatísticos e calcular ganhos dos projetos, com o uso do MINITAB, e por fim sabe avaliar e reportar os resultados dos projetos para a organização.

O que é a certificação Green Belt?

O profissional com esta certificação está apto a liderar e executar projetos de baixa e média complexidade, aplicando todos os conceitos, ferramentas e análises da metodologia. Ser um Green Belt também é um primeiro passo para se tornar um especialista em projetos de melhoria contínua e seguir a formação para níveis superiores, como Black belts e Master Black Belts, que são capazes de liderar projetos de alta complexidade e treinar toda a organização na metodologia.

Desenvolvem as seguintes habilidades: Visão sistêmica de todos os processos, liderança, trabalho em equipe, aceleração de resultados, análise dos dados, e o melhor, especialista em melhoria de processo.

Agora que você já conhece sobre a certificação e a importância que é ser um profissional Green Belt, complemente sua leitura com nosso artigo sobre como usar o Lean em seus projetos e vida pessoal, ao final tem uma surpresa para você! Confira!

Tá esperando o que? Pra cima!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *