computador com um dashboard de power bi

O Power BI é uma ferramenta robusta de análise de dados e criação de Dashboards do tipo self service, muito mais do que isso, ele é uma ferramenta que além de conseguir analisar esses dados, conseguimos tomar decisões rápidas e as vezes até em tempo real para o nosso negócio. Power BI vem de Business intelligence, a sigla significa inteligência de negócios, sendo também um software de data analytics, que analisa principalmente dados passados.

Esse self service significa que o usuário consegue montar os gráficos e o dashboard dele, sem precisar ter conhecimento de programação e sem precisar ter conhecimento muito avançado, é relativamente simples de usar e de fazer análises no Power BI.

Mas porque analisar dados?
Fazendo Dashboard em Power BI

Quando se trabalha dentro de uma empresa acontecem vários processos, como por exemplo, manufatura e vendas, e com isso surgem problemas. Se há demora no reconhecimento dos problemas e tomar uma decisão, acaba acarretando mais danos para empresa.

Por exemplo: Você está tentando vender um produto, está gastando com marketing para vender este produto e então chega um momento que você vê que ninguém está comprando. Até você verificar o problema, você já gastou muito dinheiro porque não analisou os dados antes e durante, assim até mudar de estratégia, acabou gastando mais.

Análise de dados é basicamente pegar valores, a maioria das vezes numéricos, e transformar ele em uma informação, como por exemplo, se eu liguei para 10 clientes e fechei 10 vendas, eu sei que a cada 10% de clientes, eu vendo.

Então eu transformo estes valores em informação e esses valores poderão virar um conhecimento para que os gestores tomem decisões baseadas neste conhecimento. Sua empresa está gerando valor ou perdas? O Power BI descobre e transforma isso em dados.

Power BI x Excel

O Excel não é tão efetivo se você tem um banco de dados muito pesado, ele geralmente fica lento, perde o desempenho, e toda vez temos que ficar atualizando os dados normalmente. Numa empresa com grande volume de dados, usar o Excel pode complicar o processo e deixá-lo lento, já que a coleta de dados pode ser automática e toda vez teremos que imputar os dados para lá, para daí assim analisar.

Outro ponto negativo do Excel é que se precisarmos fazer a Interligação de vários bancos de dados e analisar estes dados todos juntos, no Excel é bem difícil e inviável.

Aproveite e veja agora mesmo qual seu nível de Excel (clicando aqui) e saiba como podemos ajudá-lo a aumentar seu nível de domínio da ferramenta.

Dashboards Power BI
Por isso listei 5 motivos para você usar o Power BI:
  1. Armazene quantidades grandes de dados, sem problema de tamanho de arquivo, já que o Power BI possui algoritmos poderosos de compactação para importar e armazenar dados;
  2. Localize dados de forma rápida, leva apenas alguns segundos para visualizar dados extensos, incluindo dimensões de data e hora;
  3. Facilidade de tornar dados visualmente mais organizados, criativos e esteticamente atraentes;
  4. Armazenamento em nuvem da Microsoft, com atualização em tempo real. Isso evita um envio grande por e-mail;
  5. Recursos de segurança que permite que apenas dados permitidos possam ser filtrados e mostrados para determinados grupos selecionados. Isso evita que as determinadas pessoas vejam dados que não são para serem visualizados.

Quer aprender mais sobre Power BI? Acesse nosso site e conheça mais sobre o curso neste link.

Power BI writer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *