ilustração do significado da sipla sipoc

Antes mesmo de discutir o significado de SIPOC, algum dia da sua vida você se deparou com situações que achou que não havia soluções, ou que não sabia a causa raiz daquele problema, certo?

Muito utilizado dentro da metodologia Seis Sigma, o SIPOC é uma ferramenta para mapear processos. Com a ajuda desta estrutura, é possível definir melhor as etapas para formalizar os processos e solucionar problemas que impactam diretamente na execução do trabalho.

A palavra SIPOC é a junção das iniciais em inglês das palavras (Supplier, Input, Process, Outputs e Customer), e com esses fatores é possível analisar e compreender o trabalho que está sendo realizado, podendo modificá-lo e melhorar continuamente.

Para um compreendimento melhor e mais amplo, vou explicar o significado que cada palavrinha desta quer dizer e qual o principal papel de cada uma no processo:

  • Suppliers (fornecedores do processo): são aqueles que fornecem os recursos necessários.
  • Inputs: (Entradas do processo): recursos/informação que afetam o processo, ou seja, a realização da atividade.
  • Process (Etapas do processo): principais atividades daquele processo.
  • Outputs (Saídas): entregas/resultados de cada etapa do processo.
  • Customer (Clientes): quem recebe a saída de cada etapa do processo

Os processos da ferramenta SIPOC é uma das mais importantes do Lean Six Sigma, é a partir dela que se percebe que se há um desajuste no Y, na verdade está vindo do X. Nosso papel no SIPOC é mapear quais são estas entradas, e com tudo bem mapeado e detalhado é possível ter tudo bem descrito.

Um exemplo real de como é empregado a SIPOC, é num processo de passar café. Precisamos dos fornecedores que no caso é os lugares onde vendem o pó de café.

Depois no processo de Inputs, todas as informações necessárias que devem ou podem afetar o processo de passar o café, como por exemplo a cafeteira não estar esquentando a água, estarão dentro deste processo. No Process são especificadas todas as etapas principais do processo, como colocar x colheres de pó, colocar x ml de água e assim por diante.

Bom, mas saber o significado de SIPOC não é tudo, certo?!
Temos que saber algumas etapas essenciais para concluir o diagrama:

1. Crie uma área que permita à equipe publicar adições ao diagrama SIPOC. Pode ser uma transparência (a ser projetada por uma sobrecarga) feita do modelo fornecido, flipcharts com títulos (SIPOC) escritos em cada um ou títulos escritos em post-its postados em uma parede.

2. Comece com o processo. Mapeie-o em quatro a cinco etapas de alto nível.

3. Identifique as saídas deste processo.

4. Identifique os clientes que receberão os resultados desse processo.

5. Identifique as entradas necessárias para o processo funcionar corretamente.

6. Identifique os fornecedores das entradas necessárias pelo processo.

7. Opcional: identifique os requisitos preliminares dos clientes. Isso será verificado durante uma etapa posterior da fase de medição Six Sigma.

8. Discuta com o patrocinador do projeto, Champion e outras partes interessadas envolvidas para verificação.

Na hora de buscar um curso ou treinamento Seis Sigma, é importante que você procure metodologias que sejam estudadas em cima de conceitos reais e resoluções de problemas reais, para que você não fique apenas focado em conceitos abstratos, e possa aprender melhor na prática com conceitos reais.

Gostou do tema? Aprendeu o significado de SIPOC e como aplicá-lo? Não deixe de conhecer mais sobre as ferramentas do Lean. Pra te ajudar, se liga em como um Diagrama de Spaghetti pode ajudar a remover movimentos/etapas desnecessárias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *